Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

terça-feira, 5 de novembro de 2013

ALIMENTO, PERIGO!

       

http://clubedoconto.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html

Os casos de câncer tem se elevado a números alarmantes nos últimos anos. Uma das causas pode ser a ganância com que a indústria alimentícia capta todos os dias, mais e mais desavisados a fim de que os mesmos contribuam pelo menos duas vezes com ela sem saber de nada. Uma é se intoxicando com essas pragas e a outra é tendo que comprar remédios dessa mesma indústria.

O texto abaixo foi extraído do site: http://blog.antinovaordemmundial.com/2009/10/glutamato-monossodico-gms-o-sabor-que-mata/#comment-217034

Um silencioso e difundido assassino que é pior à sua saúde que álcool, nicotina e muitas outras drogas está provavelmente escondido em seu armário de cozinha neste exato momento... É o Glutamato monossódico  um dos piores aditivos alimentares no mercado e é usado em sopas enlatadas, biscoitos, carnes, saladas, refeições congeladas e muito mais. É encontrado em restaurantes e supermercados locais, na lanchonete da escola das crianças, e incrivelmente, mesmo na comida de bebê e em fórmulas infantis.


http://meusjogosdemeninas.uol.com.br/jogo/atender-criancas-em-lanchonete.html

O GMS é mais do que somente um tempero como o sal e pimenta, ele realça o sabor dos alimentos, fazendo o gosto de carnes processadas e refeições congeladas ficar melhor e cheirar melhor, as saladas ficarem mais saborosas e comidas enlatadas com gosto menos metálico. Enquanto os benefícios do GMS à indústria de alimentos está bem clara, este aditivo alimentar pode estar lentamente e silenciosamente fazendo grandes danos para sua saúde. Quimicamente falando, o GMS é aproximadamente 78% de ácido glutâmico livre, 21% de sódio, e até 1% composto de contaminantes.
 
    
http://guiadesaudebemestar.blogspot.com.br/2011/11/glutamato-monossodico-um-veneno-na.html

É uma ideia errada que o glutamato monossódico é um condimento ou um amaciador de carne. Na realidade, ele tem um sabor fraco, além do que, quando você ingere GMS, você pensa que o alimento que está comendo tem mais proteína e tem um melhor sabor. Ele faz isso enganando sua língua, usando um pouco conhecido quinto estado de sabor: umami.
Umami é o gosto do glutamato, que é um saboroso gosto encontrado em muitas comidas japonesas, bacon e também no aditivo alimentar tóxico glutamato monossódico. É por causa do umami que o alimento com GMS tem sabor mais forte, robusto, e geralmente melhor, para muitas pessoas, do que o alimento sem ele.


http://www.anovaordemmundial.com/

Efeitos adversos quanto ao uso do glutamato monossódico:
Obesidade
* Danos oculares
* Cefaleia (dor de cabeça)
* Fadiga e Desorientação
* Depressão

Além do mais, as “reações de curto-prazo” conhecidas como complexo dos sintomas do GMS (MSG Symptom Complex) podem ocorrer em certos grupos de pessoas, especialmente os que ingeriram “altas doses” de glutamato monossódico ou aqueles que tem asma.
De acordo com a FDA, O complexo de sintomas do GMS pode envolver sintomas como:
      
http://heloisaniehues.blogspot.com.br/2010/08/glutamato-monossodico-gms-um-assassino.html
 
* Perda de sensibilidade
* Sensação de queimadura
* Formigamento
* Pressão facial ou sensação de sufocamento
* Dor no peito ou dificuldade respiratória
* Cefaleia
* Náusea
* Palpitação cardíaca
* Sonolência
* Fraqueza

   
http://www.lissandraaraujo.com/2011/03/glutamato-monossodico-faz-mal.html
 
Para realmente se garantir, você deve saber com que ingredientes tomar precaução em alimentos empacotados. Aqui está uma lista de ingredientes que SEMPRE contém glutamato monossódico: (nem todos foram traduzidos por não existir correlato ao português, segue abaixo os nomes originais como constam no artigo): Autolyzed Yeast (Extrato de levedura), Calcium Caseinate (Caseinato de calcio), Gelatin (Gelatina), Glutamate/Glutamic Acid (Ácido glutâmico), Hydrolyzed Protein, Monopotassium Glutamate ( Glutamato monopotássico), Monosodium Glutamate (Glutamato monossódico), Sodium Caseinate (Caseinato de sódio),Textured Protein, Yeast Extract (Extrato de levedura), Yeast Nutrient

   
http://umaquimicairresistivel.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html


Estes ingredientes frequentemente contém glutamato ou criam este durante o processamento:  (não foram traduzidos os termos abaixos, por isso fica listado integralmente os originais em inglês): Flavors and Flavorings (Condimentos), Seasonings (Temperos), Natural Flavors and Flavorings, Natural Pork Flavoring, Natural Beef Flavoring, Natural Chicken Flavoring, Soy Sauce, Sopy Protein Isolate, Soy Protein, Bouillon, Stock, Broth, Malt Extract, Malt Flavoring, Barley Malt, Why Protein,Carrageenan, Maltodextrin, Pectin, Enzymes, Protease, Corn Starch, Citric Acid, Powdered Milk, Anything Protein Fortified, Anything Enzyme Modified, Anything Ultra-Pasteurized
Se você come alimentos processados, por favor lembre-se de verificar estes nomes ocultos do glutamato.

 
http://blogcomciencia.com/2013/03/26/glutamato-monossodico-mais-um-dos-viloes-dos-pacotinhos/

Tomar a decisão de evitar GMS em sua alimentação é mais que possível uma escolha sábia para todos ao seu redor. Reconhecidamente, toma mais tempo planejando na cozinha e preparando comida em casa, usando ingredientes frescos e cultivados localmente. Mas saber que sua comida é pura e livre de aditivos tóxicos como o glutamato é algo inestimável. 
Texto: http://blog.antinovaordemmundial.com/2009/10/glutamato-monossodico-gms-o-sabor-que-mata/#comment-217034

http://blogcomcienciadotcom.files.wordpress.com/2013/03/glutamato-monossc3b3dico-obesidade1.png

Que tudo fica mais gostoso quando o ingrediente marca presença, é inegável. Só que esse composto, tão apreciado na culinária, em especial na oriental, já era apontado como um importante gatilho das dores de cabeça e da hipertensão, agora está na mira dos cientistas por outro motivo: ele levaria ao ganho de peso e à obesidade propriamente dita. O glutamato é considerado uma excitotoxina, pois ele superestimula as células nervosas, e, é fisiologicamente utilizado como neurotransmissor. O consumo diário ou frequente desta substância encontrada cada dia mais facilmente, tem sido associado à certas doenças neurológicas como: Alzheimer, Parkinson, dificuldade de aprendizado, hiperatividade e enxaquecas. O principal indicador de alerta para o seu uso veio quando em apenas 10 anos depois que ele foi introduzido na dieta uma condição conhecida como a “Síndrome do Restaurante Chinês” apareceu na literatura médica, descrevendo os numerosos efeitos colaterais, desde falta de sensação, até palpitações cardíacas, que a pessoas relatavam depois de comer glutamato.
Texto: http://blogcomciencia.com/2013/03/26/glutamato-monossodico-mais-um-dos-viloes-dos-pacotinhos/
 
      
http://www.slideshare.net/RebecaXavier/alimentos-naturais1
  
Um estudo publicado no Journal of Obesity, realizado na Universidade da Carolina do Norte (EUA), demonstrou que pessoas que utilizam glutamato monossódico estão mais propensas do que pessoas que não o utilizam a ficarem acima do peso ou obesas, mesmo que tenham o mesmo nível de atividade física e ingestão calórica. O glutamato também pode acarretar alergias. Outros estudos relacionam o consumo excessivo desta substância com o risco de desenvolvimento de câncer do aparelho digestivo.
Use e abuse dos temperos naturais: limão, salsa, cebolinha, coentro, cheiro-verde, tomate, alho, cebola, orégano, manjericão...
Texto: http://www.lissandraaraujo.com/2011/03/glutamato-monossodico-faz-mal.html
 
Não há aqui absolutamente nenhum comentário para se evitar essa ou aquela marca especificamente, mas sim para que o leitor tenha consciência do mal que faz a ingestão de certos componentes de alimentos que nos são apresentados falsamente como " inofencíveis à nossa saúde". Procure sempre, na medida do possível processar o seu próprio alimento em casa na forma mais natural possível, sem a utilização de conservantes e outros aditivos nocivos a sua saúde. Participação de Kennya Valéria. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário