Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

quarta-feira, 8 de maio de 2013

TRABALHO ESCRAVO!

 
 http://afroetec.blogspot.com.br/2009/11/imagens_18.html

A escravidão há muito tempo foi abolida. 13 de maio. 1888. Princesa Isabel. Esses dados é o que nós conhecemos desde as primeiras horas nos bancos escolares das séries iniciais. Escravos houveram em nosso país infelizmente, pois os índios aqui existentes, não queriam trabalhar, isso nos idos de 1500, então os brancos trouxeram os africanos de diversas tribos da África. Aqui eu faço uma breve observação, os escravos vieram da África, não por serem negros ou coisa parecida, mas porque não ofereciam muita resistência na luta contra os povos colonizadores. Eram facilmente capturados. Dado a esse fato, qualquer povo, seja ele branco, amarelo, vermelho ou qualquer outra cor, que não oferecer resistência aos colonizadores, aí se verificará a existência da escravidão.


 http://www.f5news.com.br/noticia.asp?ContId=4966

Mas voltando ao assunto, os escravos pertenciam aos senhores donos de engenhos, fazendeiros, latifundiários, ou seja aos donos da terra. Não tinham salário. Alguns que se sujeitavam a isso trabalhavam até morrer. Outros se levantaram contra e hoje são considerados heróis nacionais. Pois bem. A vida não era fácil, eles não podiam deixar de trabalhar numa determinada região por exemplo, haviam punições. Só que com o passar dos anos, isso foi se dissolvendo perante a história. Hoje não existem mais escravos nem o famigerado trabalho escravo. Infelizmente suas características a de formação de uma massa de trabalhadores que não possuem carteira assinada, recebem bem menos do que salário mínimo, tendo horas de trabalho muito elastecidas, sem intervalos para descanso ou refeição, longe de suas famílias, muitas vezes nem mesmo tem um lugar decente para dormir, e ainda tem que comprar o que comer e o que vestir em "cooperativas" criadas pelo próprio dono da terra.



 http://eanessilva.blogspot.com.br/2012/11/fazendas-da-amazonia-concentram-mais-de.html

A isso se chama trabalho análogo a de escravo. No Congresso corre uma PEC a de n. 438/2001, conhecida como a PEC do Trabalho Escravo, a qual desapropria as terras, as fazendas, e passam diretamente para os colonos escravizados que nela se encontram trabalhando sob essa condição. A extensão territorial do Brasil é enorme, e isso faz com que se torne quase impossível a fiscalização para se coibir essa prática. O números de fiscais do trabalho são insuficientes para atender a uma demanda cada vez maior de trabalhadores vivendo em condições subumanas. 
  http://www.blogfariasbrito.com/2010_05_01_archive.html

 Porém, com o surgimento de diversas ONGs, a decentralização dos Órgãos Executivos do Governo, a criação de entidades associativas, a participação da Polícia Federal, aliada a uma maior punibilidade financeira ou não, trouxeram uma diminuição na ocorrência desses escravizamento do trabalhador, em sua maior parte rural. Devemos lutar e proteger a nossa condição humana  para se ter mais dignidade, mais liberdade, maior desenvolvimento, assim como aqueles que outrora se rebelaram contra àquelas condições escravagistas de um passado não muito distante e que viraram heróis. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário