Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

sábado, 11 de maio de 2013

PROIBIR SER MÃE?


A humanidade tem evoluído muito nesses últimos 100 anos. Doenças que antes não havia cura e que matavam as pessoas muito cedo, hoje são coisas do passado. A expectativa de vida dos brasileiros também vem aumentando a cada ano, enquanto que a taxa de mortalidade vem caindo. "Em apenas 50 anos, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou 25,4 anos e passou de 48 para 73,4 anos" (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/expectativa-de-vida-avanca-25-anos-em-meio-seculo.
Contudo, apesar do avanço da medicina, da crescente elevação da expectativa de vida dos brasileiros, o Conselho Federal de Medicina, parece andar na contramão da história, pois quer proibir a inseminação artificial para as mulheres acima de 50 anos, a chamada reprodução assistida para engravidar. Quantas e quantas vezes ouvimos no noticiário gestantes de mais de 50 anos, exatamente pelo aumento da expectativa de vida, os homens e as mulheres estão vivendo bem mais, então é lógico de que a gravidez também pode ser assistida nessa idade mais avançada. Não é plausível se contentar com a justificativa de que tendo mais de 50 anos, a mulher pode ter complicações na gravidez assistida, com nascimentos prematuros e etc. 


"Mulheres com mais de 50 anos de idade não poderão mais recorrer à reprodução assistida para engravidar. Polêmica e restritiva, a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) deve provocar alterações na rotina dos consultórios — não é rara hoje a veiculação de notícias sobre mães cinquentenárias. Segundo o órgão, a decisão é baseada em pesquisas e visa evitar complicações para a paciente".


É certo que todo o nascimento é muito complicado, e a realização de um bom parto, mesmo eu não tendo nenhum conhecimento de medicina, depende do estado de saúde da mãe, casos de hipertensão, diabetes, e outras doenças crônicas ou pequenas cirurgias podem causar certo desconforto e causar alguma complicação. Mas é ilógico se pensar de que uma mulher que seja acompanhada pelo trabalho de um bom médico, possa ter alguma complicação capaz de se estender essa preocupação a todas as demais mulheres brasileiras. Será que para se submeter a uma inseminação artificial em que a mulher tenha mais de 50 anos, deve ir buscar tratamento em outro país? Não se pode usurpar o direito da mulher em ser mãe, em nenhuma hipótese.


A dignidade da pessoa humana passa pelo direito de ser mãe, em qualquer idade.O que deve se ter cuidado para casos de reprodução assistida é com relação à saúde da mulher, e jamais com a sua idade. Pois pode acontecer de que uma mulher de 55 anos, por exemplo, esteja melhor de saúde do que uma mulher de 30 anos, então por que razão negar-lhe o direito de ser mãe?  Pensem nisso. Colaboração Kennya Valéria.  Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário