Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

sábado, 18 de maio de 2013

ESPETO CORRIDO X RODÍZIO, QUAL ESCOLHER?



Depois de séculos nas minhas idas e vindas às churrascarias, finalmente no almoço de hoje, fui saber qual a diferença entre espeto corrido e o rodízio. Primeiramente é de se ressaltar que o velho e bom churrasco veio do Sul, mais precisamente do Rio Grande do Sul e se espalhou pelo Brasil e pelo mundo. Lá, para as bandas do pampa, o churrasco, no início, era feito a céu aberto, com as carnes, principalmente as costelas inteiras do boi, espetadas em estacas de madeiras, onde se fazia o fogo de chão, isso na campanha, onde se encontravam as grandes fazendas do gado gaúcho. 


Depois dessa fase, o churrasco, pela sua maneira simples de fazer, utilizando-se somente com sal grosso para temperá-lo, foi ganhando espaço também na cidade, pela falta de tempo em preparar outros tipos de carnes. E, daí, ganhou o mundo. Para os que ainda não sabem, não é o fogo que assa a carne, mas sim o calor dele. Já comi muito churrasco feito por amigos de outros estados, mas, pelo sistema que fizeram, a carne simplesmente não tinha gosto. Só tinha a certeza de que era carne, mas gosto de churrasco nenhum. Por vezes a carne estava preta, pois nem bem o braseiro estava pronto e já colocavam a carne lá na churrasqueira.


Não sabem que aquela fumaça preta que sai logo no início quando se faz o fogo é cancerígena. Deve-se portanto deixar que se forme o braseiro, aí sim, depois de estar bem vermelho, é que deve se colocar a carne para assar. A carne deve ficar ao ponto, nem muito crua, nem muito assada, devendo estar suculenta e conter, é claro, um pouco de gordura que é o que realmente dá sabor a carne. Não se precisa  comer aquela gordura, mas sem ela a carne perde o gosto, por esse motivo é que a picanha é considerada carne nobre e uma das mais caras no mercado. Mas já vi muitos amigos comprarem picanha e retirarem a gordura antes de pôr para assar.


E, para não perder o amigo, tive que dizer que estava muito bom, e que nunca tinha comido algo parecido. É lógico, picanha sem gordura é a mesma coisa que refrigerante quente, não tem graça. Mas voltando ao assunto do título, preste muita atenção para não se confundir e, na próxima vez que for a uma churrascaria, não encrencar com o garçon por não ter picanha por exemplo. No espeto corrido, você terá uma variedade bem razoável de carnes, mas certamente irão faltar as mais nobres, como a picanha, o filé mignon etc, você verá muito pãezinhos com alho, abacaxi no espeto, queijo assado, e aí começa a fraldinha, que aliás é muito gostosa, o fraldão, a costela, talvez um pedaço de carne ou outro com bacon, frango, etc. 


Já no rodízio você irá se fartar com todas essas carnes já citadas anteriormente e mais as carnes nobres como Picanha, alcatra, cupim, baby beef, carneiro, javali, filet de suíno, picanha de suíno e etc. Com relação ao preço também há uma diferença, em um sistema de espeto corrido o preço é inferior ao praticado no caso do rodízio, exatamente pela qualidade inferior da carne, mas que não deixa de ser gostosa, se for feita de uma maneira simples. 


É claro que no rodízio o preço será maior visto possuir carnes nobres e mais tenras do que o espeto corrido,  como no caso da vitela, obtida de bovinos jovens. Viram? Notaram a grande diferença? Então pessoal na próxima vez em que for a uma churrascaria já sabem, se forem mais exigentes peçam um rodízio, porém se estiverem sem muita fome, então um espeto corrido já estará de bom tamanho. Bom apetite! Até a próxima postagem!

3 comentários: