Aqui haverá postagens interessantes sobre vários assuntos, alguns é claro, polêmicos, para provocar debates. Obrigado pela visita, tenha uma agradável leitura! Obs. Desaconselhável para menores de 16 anos, por conter palavras inapropriadas e/ou temas adultos!



WEB

segunda-feira, 13 de maio de 2013

CAOS NA SAÚDE OU NO GOVERNO?



http://www.ocomunicador.com/2011/05/promotor-abre-inquerito-para-apurar.html#.UZGdT0ovJSo
 
Há muito que o sistema de saúde brasileiro está falido. Entra governo, sai governo e analogamente a questão da seca no nordeste, nada é resolvido apesar das promessas de campanha de sempre. Novos cursos de medicina estão proibidos de serem realizados:


http://jopbj.blogspot.com.br/2010/07/superlotacao-e-falta-de-medicos-agravam.html 

Pelos próximos dez anos, não poderão ser criados novos cursos de medicina no Brasil. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 65/03, que restringe a criação e ampliação de cursos de medicina no país. A nova regra valerá a partir da data de publicação da lei.
Fonte: http://www.cqh.org.br/?q=abertura-de-novos-cursos-de-medicina-ser%C3%A1-proibida-pelos-pr%C3%B3ximos-dez-anos


http://www.ivancabral.com/2009_01_01_archive.html

Por outro lado, há todos os dias manchetes e notícias de falta de médicos nos municípios de todo o Brasil, sendo que em regiões mais remotas do centro-sul, como no norte e nordeste, a situação se torna mais grave ainda:

Falta de médicos aumenta caos na saúde em Cuiabá.
Fonte: http://gazetadigital.com.br/video/play/id/14047/programa/2

CRM ameaça fechar Hospital Regional de Patos por falta de médicos e estrutura precária.
Leia mais: http://www.maispatos.com/noticias/Cotidiano/caos-na-saude-a3932.html#ixzz2TE6iDZwo

Falta de médicos em hospitais públicos prejudica atendimento. Equipe do JH flagrou filas enormes, corredores lotados. Problemas se repetem diariamente em quase todo o país.
 
A falta de médicos em hospitais públicos tem prejudicado o atendimento em todo o Brasil. A equipe de reportagem do Jornal Hoje percorreu hospitais de várias regiões e flagrou filas enormes, corredores lotados e mau atendimento. “Tão dizendo que tem médico, mas para mim é a mesma coisa de não ter. Não está atendendo, estamos aqui que nem cachorro”, reclama a estudante Raiane Souza Aguiar.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/01/falta-de-medicos-em-hospitais-publicos-prejudica-atendimento.html


http://www.basiliocarneiro.com.br/2013/05/kelly-costa-desabafo-de-uma-petista.html

Há alguma coisa errada acontecendo aí, ao mesmo tempo em que faltam profissionais de saúde na rede pública de todo o país, concomitantemente há a proibição de criação de novos cursos de medicina??? - Isso não tem registro! - Isso não tem registro! Diria o robô da série Perdidos no Espaço.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Lost_in_Space

Pois bem, a presidenta Dilma, assinou acordo com p governo de Cuba para trazer nada mais e nada menos do que 6000 profissionais daquele país. O Conselho Federal de Medicina se posicionou contra essa decisão: "O Conselho Federal de Medicina (CFM) condena veemente qualquer iniciativa que proporcione a entrada irresponsável de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação. Medidas neste sentido ferem a lei, configuram uma pseudoassistência com maiores riscos para a população e, por isso, além de temporárias, são temerárias por se caracterizarem como programas políticos-eleitorais".
Fonte: http://www.cremeb.org.br/cremeb.php?m=site.item&item=1924&idioma=br


https://www.facebook.com/caosnasaudepublica?hc_location=timeline&filter=1

Nota-se que os cursos de medicina oferecidos no Brasil são muitos caros, então futuros profissionais preferem se qualificar no exterior, e ultimamente o destino dessa leva de estudantes tem sido a Bolívia, mais precisamente Santa Cruz de La Sierra, onde o ensino é de ótima qualidade com um custo acessível aos brasileiros que lá se encontram. Frize-se mais uma vez que além de caro, pelos próximosa dez anos está proibido a criação de novos cursos de medicina. Fato que obriga os estudantes a procurarem de uma forma ou de outra a obter um diploma de medicina. Não é lógico de se supor que somente nossas faculdades de medicina é que ministram os cursos mais corretos do mundo na área médica.





http://bocaderua.com.br/?p=8947

Agora, o CFM, querer barrar profissionais, em relação aos cubanos, que já atuam na área da saúde em seu próprio pais, para vir atuarem no Brasil, me parece ser de uma insanidade mental sem tamanho. Quanto aos nossos estudantes que ficam longe de sua família, em um país com costumes estranhos, diferentes dos nossos, mas que buscam o seu lugar ao sol, para trazer o benefício de seu saber para nossa população, adquirido lá fora, tem que ter revalidado o seu diploma ou algo parecido, tentando dificultar o máximo o acesso dos mais necessitados a esses profissionais.



https://www.facebook.com/caosnasaudepublica

Então, o que o Conselho Federal de Medicina pretende? Deixar que os pobres e mais necessitados de todo o país continuem a sofrer pela falta de médicos, tendo filas enormes e reclamações de toda a sorte, tendo pessoas feridas sem atendimentos, pessoas morrendo, porque não se pode exercer a profissão de médico em curso realizado fora do Brasil? Ou que profissionais de outros países fiquem impedidos de virem para atuar no Brasil, para que o caos permaneça como está, afinal os pacientes brasileiros são somente pessoas sem recursos!!!!????


http://metapvh.blogspot.com.br/2011/04/o-caos-na-saude-publica.html

Quero deixar bem claro que eu, particularmente, não tenho nada contra o Conselho Federal de Medicina, até acho que devem existir esses órgãos, como CFM, o Ibama, e tantos outros que só servem para emperrar o progresso e o crescimento de nosso país (como por exemplo, com os tais impactos ambientais, que para proteger meia dúzia de sapos, em um córrego fedorento, impedem a construção de um shopping). Com relação ao Governo Federal também não há um norte definido, ao mesmo tempo que proíbe a criação de novos cursos de medicina, ou seja, da formação de novos profissionais brasileiros, quer trazer  profissionais do exterior. Afinal de contas o caos é na saúde ou no governo? Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário